Missão Permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Conferência dos Oceanos

Entre os dias 5 e 9 de junho próximo, decorrerá, em Nova Iorque, a Conferência das Nações Unidas para Apoio à Implementação do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, também denominada “The Ocean Conference”.

A conferência tem por objetivo identificar instrumentos e meios que possam apoiar a implementação do ODS 14, promovendo o envolvimento e cooperação de países e de um vasto conjunto de agentes e ‘stakeholders’ que possam contribuir para este processo.

Realizar-se-ão sessões plenárias e uma série de diálogos de parceria, que terão por objectivo o desenvolvimento de parcerias entre os vários actores, bem como um segmento especial dedicado a assinalar o World Oceans Day.

Será também adoptada uma declaração política, intitulada “Call for Action”, para apoio à implementação do ODS 14, assim como um conjunto de compromissos voluntários com o mesmo objectivo.

O Representante Permanente de Portugal, Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, juntamente com o Representante Permanente de Singapura, Embaixador Burhan Gafoor, foram nomeados pelo Presidente da Assembleia Geral para serem co-facilitadores das negociações do “Call for Action”, cujo primeiro esboço deverá ser circulado em março.

 

Conferência dos Oceanos

Foto: Missão Permanente de Portugal junto das NU

No dia 1 de fevereiro, os co-facilitadores, em conjunto com o Secretariado das NU, apresentaram o documento de apoio e o programa de trabalho da primeira reunião preparatória que terá lugar em 15 e 16 de fevereiro próximo.

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail