Missão Permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Governo congratula-se com atribuição do Prémio Mandela a Jorge Sampaio

Jsampaio

O Governo Português congratula-se com a atribuição do Prémio Mandela ao ex-Presidente da República Jorge Sampaio, cujo prestígio e trabalho ao serviço da Organização das Nações Unidas é deste modo reconhecido. A decisão ontem anunciada de atribuir a um português este Prémio – na sua primeira edição – honra igualmente o nome de Portugal.

Este Prémio visa reconhecer o contributo de Jorge Sampaio e da laureada feminina, a namibiana Helena Ndume, em prol da humanidade. Segundo as Nações Unidas, a ação destas duas personalidades pauta-se pelos princípios daquela organização, na esteira da figura de Nelson Mandela, nomeadamente no que respeita ao seu legado em matéria de reconciliação e coesão social, transição política e transformação social.

O Prémio Nelson Rolihlahla Mandela foi criado em 2014 e será atribuído de cinco em cinco anos, como reconhecimento do trabalho de duas personalidades – uma mulher e um homem – provenientes de áreas geográficas diferentes.

A cerimónia de entrega decorrerá no dia 24 de julho, na sede da ONU, em Nova Iorque, por ocasião das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail