Mais notíciasNotícias

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ratificou esta segunda-feira a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio, tornando oficial a proposta apresentada pelos países lusófonos.

Na proposta aprovada, pode ler-se que "o português é a linguagem de nove estados-membros da UNESCO, que é a língua oficial em três organizações continentais e da Conferência Geral da UNESCO e é falada por mais de 265 milhões de pessoas". Na argumentação para a ratificação da proposta, a UNESCO escreve que "é necessário implementar uma cooperação mais abrangente entre os povos através do multilateralismo, aproximação cultural e diálogo entre civilizações, em linha com o que está estipulado na Constituição" desta organização.

“A projeção internacional da língua portuguesa conhece hoje um novo marco de grande simbolismo”, considerou a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. “A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa servirá, acima de tudo, para que conjuguemos ainda com mais convicção o futuro da nossa língua comum”, observou. A governante referiu ainda que o português é cada vez mais uma “língua de comunicação internacional”, onde se trabalha o diálogo entre nações, onde se faz e se acede à ciência e através da qual se estabelecem trocas comerciais e económicas.

Nova Iorque, 19 de novembro de 2019

Fórum Diplomático Nov19

Foto: Twitter (@Portugal_UN)

Embaixador Francisco Duarte Lopes participou numa sessão interativa com os estudantes do Instituto de Tecnologia de Nova Iorque por ocasião do Fórum Diplomático dedicado a Portugal.

Oslo, 23 de outubro de 2019

Our_Ocean_Oslo Oct_2019

Foto: Twitter (@Portugal_UN)

A conferência de Lisboa será a segunda conferência das Nações Unidas sobre os oceanos, depois de ter sido com Singapura, cofacilitador da primeira conferência, em 2017, Portugal organiza com o Quénia, a segunda.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros apresentou os objetivos da conferência de Lisboa, que se realizará em junho de 2020. Augusto Santos Silva explicou que a conferência de Lisboa abordará quatro tópicos principais: a economia azul, a ação climática, a biodiversidade marinha e a segurança marítima.

Contactos

866 Second Avenue, 9th Floor
New York - NY 10017

+1212 7599444/45/46
portugal@un.int
Twitter 

Mais informação

Secretário-Geral da ONU

António Guterres

António Guterres

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

logo cndh

Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental

 

Nações Unidas

UN Logo